Integridade Estrutural

Português, Brasil

Integridade de Fixadores para Interligação de dutos em FPSOs

por Portal Embrapii
Publicado: 20/01/2025 - 15:25
Última modificação: 19/03/2025 - 14:13
Início
Janeiro de 2025
Status
Ativo
Agência
Embrapii

Descrição

A crescente demanda no uso de ligas de Ni na indústria de óleo e gás em condições extremas de carregamentos, seja em novos projetos, seja naqueles onde se deseja uma adequação ao uso, tem exigido avaliações de integridade estrutural.

O aumento no número de falhas, sobretudo em condições de hidrogenação, impacta equipamentos-chave da cadeia produtiva, de transporte e de processamento, podendo gerar grandes prejuízos com paradas não programadas e até por incidentes ambientais de grandes proporções.

Para auxiliar na solução desses problemas, este projeto tem como objetivo avaliar propriedades mecânicas e integridade estrutural sob hidrogenação em ligas de níquel para aplicação em fixadores submarinos de estruturas off-shore.

Benefícios e aplicações do projeto na indústria:

  1. Definição das condições admissíveis de operação dos equipamentos de ligas de níquel submetidos à proteção catódica;
  2. Avaliação da integridade estrutural de equipamentos;
  3. Definição de materiais e condições adequadas de operação para fixadores utilizados na interligação de dutos em FPSOs;
  4. Diminuição da ocorrência de falhas;
  5. Redução de custos.

Desenvolvimento de componentes resistentes à corrosão para lavor de gases de caldeiras de usinas de açúcar e álcool

por Portal Embrapii
Publicado: 20/01/2025 - 15:22
Última modificação: 19/03/2025 - 14:14
Início
Agosto de 2024
Status
Ativo
Agência
Embrapii

 

Descrição

Nos processos de queima de biomassa, como o bagaço de cana-de-açúcar, os gases gerados contêm substâncias corrosivas, incluindo ácidos como o clorídrico e o sulfúrico, além de compostos orgânicos. Essas substâncias podem causar degradação significativa nos componentes metálicos.

A corrosão compromete a eficiência dos lavadores de gases, impactando negativamente a remoção de poluentes. Componentes corroídos podem resultar em vazamentos e falhas operacionais, levando a paradas não programadas e perda de produtividade. Além disso, isso resulta em manutenções frequentes e substituições de peças, o que eleva os custos operacionais e reduz a vida útil dos equipamentos.

Portanto, o desenvolvimento de componentes metálicos resistentes à corrosão para lavadores de gases em caldeiras de indústrias sucroalcooleiras é essencial. Essa iniciativa não só garante a eficiência operacional, mas também ajuda a reduzir custos de manutenção, atende a regulamentações ambientais e promove práticas sustentáveis. Assim, essa abordagem contribui significativamente para a viabilidade e competitividade da indústria a longo prazo.

Benefícios e aplicações do projeto na indústria:

  1. Aumento da eficiência operacional;
  2. Menores custos de manutenção;
  3. Desenvolvimento de materiais de maiores resistências à corrosão;
  4. Reduzir falhas operacionais e vazamentos decorrentes da corrosão melhorando a segurança dos trabalhadores.