Tribômetro para a realização de ensaios de desgaste por deslizamento em escala quase real. O equipamento possui um eixo vertical responsável por promover um movimento linear alternado e um eixo horizontal para aplicação de força.
Características do equipamento:
- Carga normal com controle em malha fechada: até 100 tf (1 MN)
- Movimento vertical linear alternado: curso de até 200 mm e vel. de até 10 mm/s
- Software robusto para controle e aquisição de dado
- Monitoramento de forças, deslocamento, temperatura e vibrações
- Medição do coeficiente de atrito
- Elevada rigidez estrutural: dimensões de 4,7 x 1,7 x 4 m 3 (L x P x A)
- Reservatório de 1 200 litros para realização de ensaios submersos
- Controle de temperatura do fluido do reservatório: 5 a 25 °C
- Sua melhor maneira de investigar o desempenho tribológico de materiais usando parâmetros próximos aos observados em campo (escala quase real).
O Tribômetro LTAD 1 MN foi desenvolvido para realizar ensaios de desgaste por deslizamento com forças de até 100 tf (1 MN). Nessa infraestrutura pode-se medir o coeficiente de atrtio de pares tribológicos e determinar vida útil desses pares em condições muito próximas às de campo.
|
Os ensaios realizados podem ser conduzidos em ambiente submerso em água com controle de temperatura. A infraestrutura possui versatilidade no dimensional e geometria dos materiais de teste.
É uma excelente opção para avaliação de materiais poliméricos em grande escala, visando contornar os inconvenientes dos testes em pequena escala para esse tipo de material.
Para isso o equipamento possui válvulas tipo globo eletropneumáticas, válvulas com atuadores pneumáticos, transmissores de pressão, transmissor de torque, transmissores de temperatura, analisador de pH, analisador de oxigênio, encoder, acelerômetros, e sensor de vazão.