Institucional
Unidade EMBRAPII FEMEC UFU
Publicado: 21/11/2024 - 08:55
Última modificação: 18/12/2025 - 16:04
A FEMEC UFU foi uma das primeiras Instituições de Ciência e Tecnologia credenciadas como Unidade pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A rede tem por objetivo compartilhar o risco na fase pré-competitiva do desenvolvimento tecnológico na indústria, viabilizando a inovação para as empresas do setor. Dessa forma, a Unidade, localizada no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, está desde 2016 habilitada para o desenvolvimento de soluções em Tecnologias Metal Mecânicas.
Referência em pesquisas de novos materiais e processos, a Unidade possui expertise em Reparo e Adição, Tecnologias de Superfícies, Tecnologias de União (Soldagem), Atrito e Desgaste. Essa abrangência permite atender a uma vasta gama de setores, com destaque para a cadeia de óleo e gás.
Além de impulsionar a inovação através de parcerias com empresas, os laboratórios da Unidade desempenham um papel crucial na formação qualificada de recursos humanos, especialmente em nível de pós-graduação, integrando o conhecimento científico à realidade industrial.
Nossos Laboratórios
Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste
O laboratório é especializado no estudo do comportamento mecânico e tribológico de materiais. O foco central é o aumento da confiabilidade e da vida útil de componentes, propondo soluções que diminuam o desgaste, a corrosão e evitam falhas prematuras em sistemas.
Principais áreas de PD&I
-
Avaliação do desempenho tribológico de materiais;
-
Desenvolvimento de técnicas de reparo-por-atrito;
-
Avaliação de propriedades mecânicas in situ;
-
Estudos de erosão, corrosão e corrosão-erosão;
-
Instrumentação e controle de sistemas mecatrônicos;
-
Fragilização por hidrogênio;
-
Simulação de processos de interação entre partículas duras e superfícies;
-
Análise de falhas.
Laboratório de Soldagem (Laprosolda)
O Laprosolda desenvolve pesquisas e inovações em processos de soldagem e de manufatura aditivada de metais. Sua atuação integra a simulação numérica de fenômenos térmicos e estruturais com o desenvolvimento de sistemas de automação e controle, visando otimizar a soldabilidade, a recuperação de componentes e a aplicação de tecnologias de manufatura aditiva.
Principais áreas de PD&I
- Processos de Soldagem;
- Soldabilidade de Materiais;
- Simulação Numérica em Soldagem;
- Inteligência Artificial;
- Automação, Monitoramento e Controle em Soldagem;
- Manufatura Aditiva.