Desenvolvimento de metodologia para avaliação da fadiga em alta temperatura em corpos de prova vazados (hollow specimens) sob condição de fragilização por hidrogênio gasoso

por Portal Embrapii
Publicado: 13/02/2025 - 14:59
Última modificação: 12/03/2025 - 19:01
Início
Novembro de 2023
Status
Ativo
Agência
Embrapii

Palavras-chaves

  • Fragilização por Hidrogênio;
  • Hidrogênio gasoso;
  • Materiais Abrasivos;
  • Corpo de Prova Vazado (Hollow Specimen);
  • Vida em Fadiga;

Descrição

A mudança da matriz energética para o hidrogênio como fonte de energia representa um passo importante na transição para um modelo sustentável e de baixo carbono. O hidrogênio tem o potencial de substituir combustíveis fósseis em diversas aplicações, desde o setor de transportes até a produção de energia, sendo uma alternativa limpa, com a única emissão sendo água após sua combustão.

No entanto, a utilização do hidrogênio como fonte de energia traz desafios, principalmente em relação às possíveis alterações que podem trazer nas propriedades mecânicas dos metais e suas ligas. Um dos fenômenos mais estudados é a fragilização por hidrogênio, que ocorre quando átomos de hidrogênio penetram na estrutura cristalina dos metais, podendo reduzir a ductilidade e a resistência à fratura dos componentes e estruturas de engenharia, como por exemplo os componentes de alta pressão.

Assim, este trabalho de pesquisa propõe o desenvolvimento e adaptação de metodologias de ensaios que permitam avaliar os efeitos do hidrogênio gasoso, sem o uso de infraestruturas laboratoriais muito complexas e de elevado custo financeiro, como por exemplo o uso de vasos de pressão, para uma análise abrangente e detalhada do efeito do hidrogênio gasoso na vida em fadiga em meio hidrogenado, considerando as temperaturas de 25 e 200  C.

Benefícios e aplicações do projeto na indústria:

  1. Obtenção de metodologia para análise do efeito do Hidrogênio gasoso na vida em fadiga em alta temperatura;
  2. Avaliação da sinergia entre fadiga, hidrogênio e altas temperaturas;
  3. Benefícios para a Indústria de transporte e produção de energia;